Nos últimos anos, o crescimento do jogo online tem sido evidente em diferentes partes do mundo. Com a popularidade dos smartphones e dispositivos móveis, a facilidade de acesso aos jogos online se tornou mais atrativa para jogadores de todos os níveis. No entanto, alguns jogadores se endividam por causa de jogos online.

A Mastercard está empenhada em proteger seus consumidores e garantir a segurança financeira. Como parte de sua iniciativa de Jogos Responsáveis, a Mastercard anunciou em 2021 que estabeleceu restrições para uso de seus cartões de crédito em jogos de azar online.

Os jogadores agora terão que utilizar outros métodos de pagamento para financiar suas atividades de jogo online. A medida se aplica apenas ao uso de cartões de crédito Mastercard, e não afeta outros serviços financeiros como débito ou cartões pré-pagos.

Segundo a Mastercard, a proibição visa reduzir o risco de endividamento dos jogadores e impedir que tenham gastos excessivos. Além disso, a medida pode ajudar a prevenir casos de vício em jogos de azar, uma condição que afeta a saúde mental de milhões de pessoas em todo o mundo.

A restrição final pode ser vista como um aviso aos operadores de jogos de azar que precisam agir com responsabilidade no mercado. Além disso, os consumidores que jogam online devem considerar a implementação de medidas semelhantes para garantir a saúde financeira e emocional e evitar o endividamento.

Em resumo, as restrições da Mastercard em jogo com cartão de crédito se destinam a fornecer um nível mais elevado de segurança financeira para os consumidores, bem como selecionar mecanismos que podem ajudar a proteger problemas relacionados ao vício em jogos. Isso demonstra a importância da responsabilidade social corporativa, em que as empresas tomam iniciativas responsáveis para garantir que seus produtos não afetem negativamente a vida das pessoas.